HFNET fala hoje sobre o WordPress. Uma plataforma usada por mais de 30% dos sites do mundo, isto é, ele está constantemente recebendo melhorias da comunidade de design e criação. Recebe atualizações regulares, com correção de bugs e lançamentos de novos recursos.
O que é um CMS ?
Um CMS(Content Management System) é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação. Existem centenas de CMS na internet. Abaixo os 5 mais usados no mundo.
O WordPress usa PHP e MySQL, linguagens que são suportadas por todos os serviços de hospedagem de site. Gratuito e está repleto de recursos extras (como plugins e templates prontos e também gratuitos disponíveis na web) e é utilizado por inúmeros sites grandes, muitos dos quais você deve acessar, como o site sobre tecnologia TechCrunch, o site sobre entretenimento Variety e a BBC America.
O que é um plugin ?
e você é novo no mundo do WordPress é possível que esteja se perguntando: o que é plugin? Você encontra essa palavra o tempo todo ao ler os tutoriais sobre WordPress. E mesmo se você já possui o software instalado é possível que ainda tenha dúvidas sobre o que é e para que serve.
Plugins são essenciais para aumentar as funcionalidades do seu site WordPress.
WordPress possui inúmeros plugins prontos que pode ser inserido nos sites sem nenhum pingo de programação. Ou seja, você não precisa ser nenhum programador para inlcuir novas funcionalidades no WordPress.
Vamos explicar então , afinal de contas o que é um plugin.
Um plugin é um código inserido no seu site WordPress. De forma simples, é uma extensão que aumenta e melhora as funcionalidades do seu site principal.
Utilizar plugins é a forma mais recomendada de aumentar o potencial do seu site sem precisar editar os códigos originais do WordPress. É muito mais fácil baixar e ativar um plugin do que ter que customizar linhas e linhas de código, o que é uma tarefa extremamente difícil.
Com plugins você precisa apenas “plugar” códigos adicionais nos códigos principais para realizar as mudanças. Caso não haja mais a necessidade de tais alterações, basta desativar o plugin para “desplugar”.
Existem literalmente milhares de plugins disponíveis no diretório do WordPress. O uso correto desses plugins oferece um aumento não só das funcionalidades do site, mas também uma melhor experiência do usuário e eficiência de trabalho.
10 Plugins mais utilizados em 2020
Como instalar o wordpress
Agora que esta sabendo o que é um CMS, pra que serve wordpress, o que é um plugin e quais são os mais utilizados, esta na hora de colocar a mão na massa.